Inhapi Informes - Portal de notícias de Inhapi, Sertão de Alagoas

MENU
Logo
Sexta, 03 de dezembro de 2021

Cidades

Governo de Alagoas anuncia distribuição mensal de Kits Menstruais para alunas da Rede Estadual

Projeto da Secretaria da Educação beneficiará mais de 22 mil adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai promover a distribuição gratuita e mensal de absorventes íntimos para estudantes da rede estadual. A medida foi anunciada na última quinta-feira (14) durante visita do governador de Alagoas, Renan Filho, e do secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, aos municípios de Santana do Ipanema, São José da Tapera e Traipu para assinatura de ordens de serviço do programa Creches Cria.

A proposta é que mais de 22 mil estudantes da rede estadual entre 13 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, recebam kits de material higiênico compostos por absorventes, lenços umedecidos descartáveis e sabonetes íntimos líquidos. A medida já foi aprovada pela Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) e agora retorna para início da licitação e posterior contratação da empresa responsável pelo fornecimento dos kits. A estimativa é que a iniciativa entre em vigor ainda esse ano.

 

A instituição da medida já vinha sendo tratada internamente pela Seduc anteriormente à Lei 8.478, sancionada pelo governador de Alagoas, Renan Filho, que reforça as diretrizes para a política pública Liberdade para Menstruar, cuja finalidade é “conscientizar sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos”.

“Dados da Unicef mostram que a pobreza menstrual é um dos principais motivos que fazem com que nossas jovens percam aulas, muitas vezes levando-as a evadir da escola. Essa é uma política pública essencial e que trará dignidade para as nossas adolescentes em situação mais vulnerável. Esse é um projeto prioritário do governador Renan Filho, estamos dando a máxima celeridade para que ele entre em vigorar o mais rápido possível”, pontua o secretário do Estado Educação, Rafael Brito.

Fonte/Créditos: Agência Alagoas / Ana Paula Lins

Créditos (Imagem de capa): Jonathan Lins e Valdir Rocha

Comentários: