Inhapi Informes - Portal de notícias de Inhapi, Sertão de Alagoas

MENU
Logo
Quinta, 29 de julho de 2021

Polícia

Alagoas é o Estado que mais reduziu roubos a residências e estabelecimentos comerciais em 2020

Estado também teve queda acentuada nos roubos de carga, veículos e a pedestres, e segue sem registrar assaltos a bancos desde 2019

Imagem de capa

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Entre os diversos destaques obtidos na edição 2021 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Alagoas aparece como o estado brasileiro que mais reduziu o número de roubos a residências e estabelecimentos comerciais, com queda percentual de 40,4% e 43%, respectivamente, no comparativo entre 2019 e 2020. Além disso, foi o quinto estado que mais diminuiu o roubo a veículos (-38,7%) e o quarto com maior queda no roubo de carga (-51,5%).

De acordo com o documento divulgado na última quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no caso de roubos a estabelecimentos comerciais, o registro de ocorrências em território alagoano caiu de 351 (2019) para 201 (2020). Na outra ponta da tabela, o Ceará apresenta os piores resultados, com alta de 2.638 para 4.207 casos, que correspondem a um crescimento de 58,5%.

Já o crime contra residências foi reduzido de 202 para 121 delitos em Alagoas. A diminuição de 40,4% situa o estado na liderança do ranking nacional, cujas últimas posições são ocupadas por Amapá e Ceará, com crescimento de 40% e 39,8%, respectivamente.

Outra queda acentuada nas estatísticas foi constatada nas estradas alagoanas, com a diminuição de 51,5% nos crimes de roubo de carga – a quarta maior redução do Brasil. Além disso, o Anuário confirma que em 2020 o estado não registrou roubo a instituições financeiras, fato que perdura ao longo de 2021.

O número de roubo a veículos teve a quinta maior queda percentual do país no comparativo entre 2019 e 2020, com redução de 38,7%, e nos dados combinados entre roubo e furto de veículos Alagoas apresentou decréscimo de 22,4%. O roubo a transeunte também caiu 33,8%.

O bom desempenho é resultado de uma verdadeira revolução na política de Segurança Pública promovida pelo Governo de Alagoas, com investimentos continuados em equipamentos, armamentos, veículos especiais, capacitação, concursos públicos e infraestrutura. “Hoje, nós temos o melhor armamento do Brasil”, destacou o governador Renan Filho, durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no município de Porto Real do Colégio, no último mês de maio.

“Agora, o bandido sabe que se vier assaltar na divisa de Alagoas ou qualquer outra da região, ele vai enfrentar um policial jovem e recém-concursado, com salário em dia, animado para trabalhar, com os melhores equipamentos e uma viatura blindada”, enumerou.

  

 

Fonte/Créditos: Agência Alagoas

Créditos (Imagem de capa): Márcio Ferreira

Comentários: