Artigos

Gasolina adulterada: Seus direitos e deveres para recuperar o prejuízo.

Irei apresentar de maneira simples e de forma prática sobre seus direitos e seus deveres.

Vou me dirigir ao público alvo que é o leitor e não aos meus colegas Advogado, razão pela qual utilizarei uma linguagem simples para obtenção dos resultados pretendidos. Na medida do possível dirimir dúvidas jurídicas que mais afetam o cidadão no dia-a-dia. Este projeto é para o povo e pelo povo do Brasil.

Todos tem que saber exatamente quais são os seus direitos para poderem exigir qualidade e responsabilidade nos serviços

Exerça sua Cidadania e o seu Direito.

E nesse artigo de estréia vamos falar sobre gasolina adulterada, pois além dos preços abusivos há uma grande ocorrência de gasolina adulterada, saiba como agir nessa situação.

Gasolina Adulterada

Ás vezes uma pequena economia pode sair muito caro. Por isso é melhor prevenir do que remediar. Muitos consumidores têm sido vítimas de gasolina adulterada, geralmente, com solvente de borracha, o que diminui a vida útil do motor e consequentemente, das peças.

Todo cuidado é pouco. Abasteça de preferência sempre no mesmo posto, ele é obrigado a informar na bomba de quem está comprando o combustível. O consumidor tem direito à informação suficientemente, adequada sobre o produto que está adquirindo. Art 6o , inc III e  art. 31 do CDC.

Exija a nota fiscal, ela vai garantir numa possível reclamação, que você abasteceu o seu carro naquele local. Dicas para você desconfiar do combustível adulterado: no primeiro momento o veículo parece desenvolver-se melhor  mais logo em seguida, começa a falhar, isto porque o solvente começa a dissolver borrachas  e outros componentes da injeção eletrônica e do carburador. Depois de algum tempo de uso constante, o motor pode bater válvulas e até fundir os anéis.

Se o seu mecânico acusar o combustível pelas diferenças sentidas no seu motor, você deve fazer um laudo, três orçamentos e tentar um acordo com o posto de gasolina. Se não conseguir, concerte o seu veículo pelo orçamento menor e vá a justiça. Não se esqueça de denunciar o posto à Agência Nacional  de Petróleo.

Você estará exercendo a sua cidadania e ajudando outros para que não sejam vítimas como você. Atenção: Trinta por cento do combustível vendido no Brasil está adulterado. Desconfie dos postos que não exibem o nome da distribuidora de combustível e dos postos em que a gasolina está muito barata. Vale lembrar que vender combustível adulterado é crime. Art. 66 do CDC. ( Código de defesa do consumidor )