Canal do Sertão recebe investimentos de R$ 24 milhões em outubro

Recurso liberado pelo Ministério da Integração Nacional garante continuação da maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas


Mesmo no cenário de crise econômica, o Governo de Alagoas tem obtido resultados positivos em infraestrutura, fruto de uma peregrinação, desde o início do ano, do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, em Brasília.

O objetivo é garantir o repasse de recursos federais para a continuação e a conclusão de obras já iniciadas, a exemplo do Canal do Sertão, que este mês recebeu mais R$ 24 milhões do Ministério da Integração Nacional.

De acordo com a secretária Aparecida Machado, as reuniões, a presença e a cobrança aos ministérios têm sido fundamentais para que o Estado não pare de avançar.

“Sabemos que o momento é difícil para todo o País. Portanto, a meta é dar continuidade a tudo que já começamos e mostrar para as instituições financiadoras que vale a pena investir em Alagoas, pois existe uma população que aguarda ansiosa por melhorias e gestores capazes de executá-las com seriedade”, destacou a secretária.

Com os novos repasses, o Canal do Sertão, que já possui três etapas executadas e 93 km de água cortando seis municípios alagoanos – Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira –, chegará ao km 123, por meio da conclusão do Trecho 4. Dessa forma, o empreendimento passará de 130 mil para 160 mil sertanejos beneficiados, com o acréscimo de São José da Tapera.

“O Trecho 4 já conta com 58% dos serviços executados e a perspectiva é de que seja finalizado em maio de 2018. Além disso, já temos ido ao Ministério da Integração em busca de recursos para o início das obras do Trecho 5, que levará a água ao km 150 e possibilitará a sua integração à Adutora da Bacia Leiteira”, reforçou Aparecida Machado.

A perspectiva é de que o Trecho 4 do Canal seja finalizado em maio de 2018, em sua totalidade. Contudo, a primeira etapa da obra já está em fase de testes operacionais, para que, no próximo semestre, sejam liberados mais 12 km de água.

Canal do Sertão

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado de Alagoas, por meio da qual é possível levar a água do rio São Francisco a municípios assolados pela estiagem prolongada.

Após a sua conclusão, serão 250 km de abastecimento de água ao alcance de mais de um milhão de pessoas, em 42 cidades, do Sertão ao Agreste do Estado.



Fonte: Correio Notícia 


Share on Google Plus

About Canal Na Hora

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Inhapi Informes ou de seus colaboradores.