Moradores de Inhapi e Canapi cobram recadastramento em suas cidades

[caption id="attachment_1292" align="alignleft" width="300" caption="Recadastramento biométrico em Mata Grande"]Recadastramento biométrico em Mata Grande[/caption]

Os moradores de Inhapi e Canapi estão inconformados em ter que se deslocar até Mata Grande onde fica o Cartório Eleitoral da 27ª zona para realizar o recadastramento biométrico de seus títulos de eleitor. Para eles cada município deveria ter um posto de atendimento.

 

Mas, segundo o chefe do cartório eleitoral Augusto Pedrosa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não dispõe de servidores suficientes para atender a demanda.

 

Para pedrosa, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dispõe de dois chefes de cartório para os três municípios da Zona, seria necessário pelo menos um em cada cidade.

 

Ainda de acordo com o chefe do cartório eleitoral, mesmo com as reclamações, cerca de 300 pessoas são atendidas diariamente na central de recadastramento que foi transferida do Fórum por falta de estrutura e instalada no mercado público da cidade cedido pela prefeitura municipal.

 

“Na central funcionam sete computadores com quite biométrico e quatro notebooks destinados para requerimentos.” Disse.

 

Atendentes

 

As prefeituras dos municípios compreendidos pela Zona Eleitoral disponibilizaram, respectivamente, cinco funcionários públicos para auxiliar outros três servidores do TRE no processo de recadastramento. Ao todo são 18 atendentes.

 

O atendimento ao público começa às 8 h e vai até as 14 h. De acordo com o TRE o horário atende aos direitos trabalhistas dos funcionários das prefeituras que têm carga horária de 6 horas.

 

Documentos exigidos

 

Segundo o TSE para realizar o recadastramento biométrico é preciso está munido dos seguintes documentos:

 

  • Carteira de Identidade (RG)

  • CPF

  • Comprovante de residência (atual)


 

Também são aceitos certidão de casamento, registro de nascimento, reservista e carteira de trabalho.

 

A Carteira Nacional de Habilitação não é aceita como documento de identificação por não conter a naturalidade da pessoa.

 

As pessoas do sexo masculino que vão tirar o primeiro título devem levar obrigatoriamente a reservista.

 

Meta do TSE

 

O TRE acredita que a meta estabelecida pelo TSE que é recadastrar pelo menos 75% dos eleitores de cada município seja atingida até o fim do prazo para a regularização dos títulos de eleitor que é até 2 de dezembro de 2011.

 
Share on Google Plus

About Inhapi Informes

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Inhapi Informes ou de seus colaboradores.