Cohidro presta assistência técnica aos produtores de goiaba de Canindé

Os agricultores assentados no Perímetro Irrigado Califórnia, em Canindé do São Francisco, têm contribuído para levar o município a ser o maior produtor de goiaba do Estado, abastecendo, inclusive, os estados vizinhos e as agroindústrias da região. Isso se deu graças ao trabalho realizado pelo Governo e Secretaria de Agricultura através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídrico e Irrigação de Sergipe (COHIDRO), que vem prestando serviços de irrigação e assistência técnica aos produtores da fruta que hoje é referência em termos de qualidade e sabor.

Uma das preocupações dos agricultores é com as pragas e doenças que ocorrem na cultura, a exemplo do nematóide das galhas, uma espécie de parasita de plantas, cuja infestação se dá por meio de solos infestados, mudas sem qualidade, sendo um dos grupos de fitopatógenos de maior importância econômica na agricultura. As perdas provocadas por este parasita podem variar desde a redução da produtividade das lavouras, chegando até mesmo a matar as plantas.

Esta situação tem sido diferente nas plantações em Canindé, devido ao acompanhamento e assistência técnica da Cohidro, através do trabalho de controle realizado pelo especialista na área, o engenheiro agrônomo Dr. Remi Bastos, e pelos técnicos lotados no Perímetro Califórnia.

“Temos orientado e lutado junto aos produtores que compreendem o manejo de controle do parasita através do uso de matéria orgânica, consórcio com plantas antagônicas, além de informações e palestras aos produtores sobre as técnicas de erradicação das plantas com grau de infecção elevada. Vale ressaltar que, com o acompanhamento e as medidas tomadas, o problema está controlado. “assegura Remi.
Share on Google Plus

About Inhapi Informes

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Inhapi Informes ou de seus colaboradores.